Weby shortcut
Sérgio de Oliveira

Sérgio de Oliveira é presença confirmada!

Sérgio de Oliveira é professor associado da UFSJ Campus Alto Paraopeba. Tem graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realiza pesquisas na área de redes de sensores sem fio, segurança de redes e sistemas embarcados. Atua em convênios e projetos em parceria com empresas e órgãos públicos na área de Internet das Coisas e mobilidade. Publicou recentemente o livro: Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi, pela editora Novatec.

Sérgio de Oliveira

Sobre o minicurso: Internet das Coisas com o ESP8266

    A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), está se tornando realidade. Os módulos de hardware para implementar IoT já estão disponíveis a um custo factível para aplicação. Um microcontrolador, em particular, o ESP8266, virou uma opção extremamente interessante devido a seu custo muito reduzido e aos seus recursos, suficientes para diversas aplicações de IoT. O ESP8266 está disponível em vários módulos, com comunicação WiFi integrada, processador de 32 bits a uma velocidade de 160 MHz, e é vendido a um preço muito baixo nos sites chineses e brasileiros. E mais: é totalmente compatível com o Arduino. Isso significa que tudo que roda no Arduino vai rodar ainda melhor no ESP8266, vai custar menos e consumir menos energia. Sem dúvida, uma opção muito interessante para implementar dispositivos de IoT.

    Este minicurso apresentará o desenvolvimento de aplicações práticas, especialmente com o módulo ESP8266. Serão mostrados os princípios gerais de comunicação e programação para IoT e o funcionamento básico dos microcontroladores e seus módulos periféricos. Serão apresentados exemplos de  implementação de dispositivos IoT para situações cotidianas.

Data do minicurso 16/11 das 8:00 às 12:10.

Sobre a palestra: Internet das Coisas - Desenvolvimento e Aplicações

    Após décadas de desenvolvimento de comunicação sem fio, sistemas embarcados, microcontroladores e baterias, os dispositivos de Internet das Coisas se tornaram realidade. Já é possível conceber e construir projetos de Internet das Coisas para conectar e monitorar trânsito, agricultura, indústria, saúde e residências. Aplicações até então teóricas já podem se tornar realidade com as novas tecnologias disponíveis e os módulos que as implementam a custo compatível com sua aplicação. O cenário de Internet das Coisas inclui várias tecnologias de comunicação sem fio, um grande número de microcontroladores e módulos de baixo custo e baixo consumo de energia, além de sensores, atuadores, módulos de captura e recepção de dados, entre outros.

    Conhecer o cenário é fundamental para conceber e projetar novas aplicações focados em um novo cenário muito mais conectado e eficiente.

    Data da palestra: 16/11 das 16:20 às 17:10.

    Acesse aqui a página do palestrante!

Listar Todas Voltar